Ronco na Infância

June 2, 2017

 

Ronco é o som percebido pelos pais que reflete a dificuldade do ar em passar pelas vias aéreas superiores (nariz e garganta). O ronco por si só não gera problemas à saúde da criança. No entanto, grande parte das crianças que roncam sofrem de Apnéia do Sono - que são paradas respiratórias que duram pelo menos 10 segundos, seguidas de um suspiro ou sensação de afogamento e agitação da criança. Por isso, crianças que roncam e tem o sono agitado devem ser avaliadas pela suspeita de apnéia.

Na infância, o ronco e apnéia estão geralmente relacionados ao aumento das amígdalas e adenóides, quadros de rinite e sinusites de repetição.

O que muitos pais não sabem, é que a apnéia do sono tem graves consequências para a qualidade de vida da criança e do seu desenvolvimento. Crianças que tem apnéia não crescem o quanto poderiam crescer, tem problemas de concentração, baixo rendimento escolar, enurese noturna (xixi na cama), comportamento agitado e irritabilidade. 
Além disso, crianças que respiram de boca aberta (respiradores orais) não desenvolvem adequadamente os ossos da face (mandíbula e maxila) e tem normalmente alterações da arcada dentária e dentes tortos.
Pesquisas apontam inclusive, que a apnéia pode estar relacionada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e até a doenças cardíacas da infância.

A avaliação adequada pelo especialista determina o diagnóstico e o adequado tratamento. Só é indicado cirurgia para remoção das amígdalas e adenóides quando não há melhora com tratamento medicamentoso.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

July 26, 2017

July 14, 2017

June 9, 2017

June 6, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Endereço: Av. Osvaldo Reis 3281

Riviera Business & Mall - sala 911

Fone: 47 20337020