Disfagia e Engasgos

Disfagia é o sintoma caracterizado por qualquer dificuldade para deglutir. Geralmente se apresenta por dor ao engolir, engasgos, sensação de alimento parado ou trancado na garganta. Essa queixa ocorre devido ao comprometimento de uma ou várias fases da deglutição.

A avaliação detalhada da deglutição é realizada inicialmente pelo médico Otorrinolaringologista através da consulta clínica criteriosa e exames complementares.

O exame mais importante e decisivo no tratamento desses casos é a Avaliação Endoscópica da Deglutição (também chamado de Videoendoscopia da Deglutição). Esse exame permite detectar possíveis alterações anatômico-funcionais dos órgãos envolvidos no processo de deglutição.

Entenda o Exame:  A Avaliação Endoscópica da Deglutição é realizada com o paciente sentado, é introduzido um câmera no nariz chegando até a faringe. O exame é rápido e indolor. Não necessita de anestesia ou preparo de jejum. Durante o exame são realizados testes na faringe, e são oferecidos alimentos em 3 consistências (sólido, líquido e pastoso) corados com corante de uso médico, e então visualizado o processo de deglutição ao vivo. O próprio paciente também pode acompanhar o exame.  De acordo com o resultado, pode-se verificar se há risco potencial de aspiração alimentar – consequência grave nos pacientes que se queixam de engasgos frequentes, já que pode evoluir para Pneumonias. Além disso, esse exame direciona o restante da avaliação diagnóstica e auxilia no tratamento.

Distúrbios da deglutição podem ocasionar sérios problemas como quadros de desnutrição ou desidratação, emagrecimento e aspiração de alimento para o pulmão evoluindo até pneumonias de repetição. Esse exame é muito útil naqueles pacientes com Neuropatias como pós AVC, Esclerose Lateral Aminiotrófica e Distúrbios Musculares Degenerativos que evoluem para disfagia.

Uma avaliação com o Otorrinolaringologista deve ser realizada o mais precoce possível para determinar a causa da doença e orientar seu correto tratamento. Por vezes Fonoterapia e avaliação com Gastroenterologista também é necessária para adequado diagnóstico e tratamento.