Dor de Cabeça x Sinusite

June 6, 2017

 

- Doutor, eu tenho Sinusite!

 

Frase muito comum nos consultórios clínicos ou pronto atendimentos – a queixa de dor de cabeça é muito frequentemente confundida pelos pacientes como "sinusite".

 

No entanto, existem mais de 100 causas de dor de cabeça – e apenas 1 delas é a sinusite. 

 

Sinusite trata-se do processo inflamatório dos seios nasais (conhecido por seios da face). Geralmente causado por infecções bacterianas, virais ou fúngicas. Outras vezes a sinusite pode ter uma causa alérgica - como na rinite alérgica.

 

Os sintomas mais comuns da sinusite são

- Dor de cabeça (frontal, nos maxilares, ou dor no fundo dos olhos)

- Obstrução nasal (nariz trancado)

- Secreção nasal

- Diminuição do olfato

- Tosse persistente

 

Quando os sintomas duram mais de 3 meses – chamamos de Sinusite Crônica.

Muito confundido por gripe, resfriados ou rinite – a sinusite tem critérios clínicos muito bem definidos e avaliada por um especialista pode ser diagnosticada.

 

O diagnóstico da Sinusite é clínico – ou seja – não é necessário realizar exames na maioria dos casos. No entanto, exames complementares como Tomografia ou Endoscopia Nasal realizada no consultório do Otorrinolaringologista podem auxiliar a determinar a causa do processo inflamatório crônico. Muitas vezes a sinusite é causada ou agravada pela presença de pólipos nasais ou desvio septal, e esses exames auxiliam seu diagnóstico.

 

Hoje em dia sabe-se que não há indicação de realizar RX de seios da face, uma vez que resfriados comuns e quadros de rinite aparecem no RX como “sinusites” – contribuindo para muitos diagnósticos errados e uso de antibióticos sem necessidade.

 

O tratamento da verdadeira Sinusite depende da sua causa, mas na maioria dos casos há melhora com tratamento medicamentoso.

Além disso, lavagem nasal abundante com Soro Fisiológico e uso de corticóides tópicos nasais são muito importantes no tratamento. No entanto, na minoria dos casos, pode ser necessária uma cirurgia para resolução. 

 

Uma avaliação criteriosa do Otorrinolaringologista - através da história clínica e realização de exames complementares no consultório, como endoscopia nasal,  geralmente são suficientes para determinar a melhor modalidade de tratamento e auxiliam a restabelecer a qualidade de vida desses pacientes.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

July 26, 2017

July 14, 2017

June 9, 2017

June 6, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Endereço: Av. Osvaldo Reis 3281

Riviera Business & Mall - sala 911

Fone: 47 20337020