Obstrução Nasal

Obstrução nasal ou congestão nasal é qualquer dificuldade de passagem do ar pelo nariz.

O paciente geralmente chega no consultório com a queixa de nariz entupido.

Causas de obstrução nasal crônica:

- desvio septal

- polipose nasal

- rinite (alérgica ou não alérgica)

- hipertrofia de adenóide

Respirar mal pelo nariz acarreta diminuição importante da qualidade de vida. Ronco é um sintoma frequente da obstrução nasal, além da respiração bucal, diminuição do olfato, falta de ar durante atividade física, sinusites de repetição ou sinusite crônica.

Video-endoscopia nasal: O exame interno das fossas nasais é muito importante para determinar a causa do fator obstrutivo. A endoscopia nasal com fibra óptica flexível ou rígida, super fina, que filma através de uma microcâmera todo o nariz internamente e evidencia a presença de desvio desvio, pólipos, secreção nasal drenando dos seios paranasais (sinusite) e hipertrofia de adenóide. É um exame rápido, indolor e pode ser realizado desde crianças pequenas no consultório, apenas com anestesia local e não necessita de preparo ou jejum. Esse exame é muito mais acurado que radiografias antigamente utilizadas.

O tratamento depende da causa – tratamento clínico com medicações nasais e via oral são frequentemente utilizados.

Procedimentos cirúrgicos podem ser indicados em caso de falha no tratamento clínico.

IMPORTANTE: Descongestionante nasal vicia!!!! O uso de descongestionantes nasais (vasoconstrictores) muito comum e facilmente encontrados em farmácias, pode causar o que chamamos de rinite medicamentosa. O uso dessa medicação não deve ultrapassar 5 dias. Além dos efeitos nasais indesejáveis - como piora da respiração, perfuração do septo nasal, e sangramento nasal - essa medicação altera a pressão arterial, pode causar arritmias, infartos do miocárdio e AVC.