Rinite na infância

- Doutora, meu filho está sempre com o narizinho trancado, parece que está sempre gripado, dorme mal, espirra e coça o nariz....

Essas são queixas muito frequentes no consultório do Otorrino. Aprenda um pouco sobre a Rinite alérgica na infância:

Diagnóstico:

O diagnóstico de Rinite se baseia na presença de um ou mais dos seguintes sintomas: congestão nasal, espirros, prurido nasal, secreção nasal.  Dor de cabeça, redução do olfato e sintomas oculares também podem estar presentes.

No Brasil um estudo demonstrou uma prevalência de rinite de 27% entre crianças e adolescentes.

Fatores de Risco:

-História familiar de alergia

-IgE sérica > 100 UI/mL antes dos 6 anos de idade

-Uso precoce de antibióticos e fórmulas infantis

-sexo masculino e primogenicidade.

Tipos:

- Rinite alérgica sazonal é aquela imunomediada contra alérgenos sazonais como polens e fungos.

- Rinite Alérgica Perene é aquela imunomediada contra alérgenos próprios do ambiente, como ácaros e animais.

Diagnóstico:

O diagnóstico da Rinite é clínico. Exame de videoendoscopia nasal ajuda a excluir outras doenças como sinusite e hipertrofia de adenoides.

Investigação diagnóstica está indicada quando não há resposta ao tratamento, para confirmar ou excluir natureza alérgica, como também para definir alérgeno específico, afim de que medidas de proteção ambiental colaborem no tratamento. Em relação aos testes diagnósticos podemos solicitar testes cutâneos ou exames de sangue para identificar o alérgeno específico.

No tratamento da Rinite Alérgica o papel do corticóide nasal tópico é claro. Na infância, é aceito com segurança o uso de de corticóide nasal a partir dos 2 anos. O Otorrinolaringologista após avaliação inicial - deve prescrever a medicação com menor taxa de absorção sistêmica. Além disso, podemos usar antialérgicos nas crises de rinite.

Lembre-se: o tratamento da rinite alérgica é muito importante para restabelecer a qualidade de vida da criança. Criança deve respirar bem pelo nariz e dormir bem – para crescer e consolidar todos os aprendizados do dia!