Zumbido tem cura?

Apito, chiado, zunido, barulho nos ouvidos...

Esse é o relato de muitos pacientes que procuram o Otorrinolaringologista em busca de diagnóstico e alívio.

É importante salientar que o Zumbido é um sintoma e não uma doença. O médico otorrino deve sempre tentar buscar a causa do Zumbido.

Causas:

- Uso de medicações que causam zumbido

- Labirintopatias

- Perda auditivas

- Cerume

- Otites

- Tumores

- Má formações venosas e doenças cardiovasculares

- Distúrbios metabólicos (diabetes, hipo ou hipertireoidismo)

- Doenças neurológicas

- Disfunção de ATM

- Deficiências vitamínicas

- Doenças músculo-esqueléticas

Diagnóstico:

O exame físico no consultório, além de avaliação auditiva e exames laboratoriais englobam a abordagem inicial do paciente com queixa de Zumbido. Pode ser necessário exame de imagem como tomografia ou ressonância para esclarecer o diagnóstico ou excluir a possibilidade de tumor.

Tratamento:

O tratamento depende da causa. Um vez diagnosticada a causa do Zumbido - o tratamento torna-se muito eficaz. Dependendo da causa - o tratamento pode controlar ou até curar o zumbido. Infelizmente há muitos casos em que não se identifica a causa do Zumbido. Nesses casos existem algumas medicações que podem ser utilizadas como tentativa para reduzir os sintomas.

Mascaramento sonoro é uma das modalidades de tratamento e visa reduzir a percepção e o incômodo gerado pelo zumbido ou até evitar que o zumbido piore. Consiste em "mascarar" com sons ambientes o zumbido. O paciente com zumbido deve evitar o silêncio absoluto - deve sempre contar com som ambiente como músicas, TV, fonte de água, som de ventilador ou ar condicionado. Hoje em dia existem alguns aplicativos de celular que reduzem a percepção do zumbido e são importantes para controle dos sintomas a longo prazo.

Outra modalidade de tratamento - indicado nos casos de zumbido idiopático (sem causa definida) é o TRT (Tinnitus Retraining Therapy) que visa a cura do zumbido através da neuroplasticidade e da habituação através de geradores de som. Os aparelhos auditivos mais modernos contam com essa tecnologia de enriquecimento sonoro - e estão revolucionando o tratamento do zumbido.

A avaliação cuidadosa do Otorrinolaringologista é o passo inicial para o tratamento do zumbido.