AC1A2000-2

Dor de Garganta

July 14, 2017

 

Dor de garganta é um dos principais motivos de consultas médicas a otorrinolaringologistas, pediatras e clínicos gerais, acometendo principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens.

Dor de garganta é um sintoma. Quando dura mais que poucos dias, deve ser sempre investigada. Ela pode ser decorrente a simples faringite ou amigdalite – e facilmente tratada com anti-inflamatórios. Eventualmente – quando a infecção tens sinais de amigdalite bacteriana (como placas esbranquiçadas e aumento importante dos linfonodos) – deve ser tratada com antibióticos específicos. Por outro lado, o uso indiscriminado de antibiótico para infecções virais muitas vezes é responsável pelo surgimento de resistência bacteriana – nesses casos, temos que utilizar antibióticos muito potentes para combater uma infecção corriqueira.

 

Outra causa frequente de dor de garganta intensa é a Mononucleose (doença do beijo) – uma infecção viral causada pelo vírus Epstein Baar. Ela se apresenta como dor de garganta de forte intensidade, febre alta e persistente apesar de antibioticoterapia e importante aumento dos linfonodos cervicais. Podemos notar em alguns casos aumento do tamanho do fígado e baço. É uma doença autolimitada devido a sua natureza viral, mas exige tratamento sintomático e acompanhamento médico devido ao risco de complicações. Geralmente melhora em até 6 semanas.

 

Na população acima dos 40 anos – devemos ficar atentos a outras causas de dor de garganta. Quando o paciente tem fatores de risco como tabagismo, abuso de álcool ou histórico familiar de câncer – deve ser sempre investigado com exame de Videolaringoscopia para excluir a possibilidade de Câncer de Laringe ou Câncer de Orofaringe.

 

Outra causa muito frequente de dor de garganta – em todas as idades – é o a Doença do Refluxo. Ela pode ser responsável por sintomas atípicos como dor de garganta crônica, tosse seca persistente e sem causa pulmonar, engasgos, pigarro crônico e sensação de corpo estranho na garganta. Seu diagnóstico é clínico, mas sinais típicos de Refluxo podem ser identificados durante o exame de Videolaringoscopia.

 

Globus Faríngeo é uma sensação descrita por muitos pacientes como desconforto ou aperto na garganta, sensação de bola na garganta (bola que sobe e desce) e sufocamento. Está geralmente relacionado a Refluxo ou Transtornos de Ansiedade. Mas o paciente sempre deve realizar uma Videolaringoscopia para excluir outros diagnósticos.

 

De uma maneira geral – é recomendado que o paciente com dor de garganta persistente consulte um Otorrinolaringologista para adequado diagnóstico e tratamento específico.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

July 26, 2017

July 14, 2017

June 9, 2017

June 6, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Endereço: Av. Osvaldo Reis 3281

Riviera Business & Mall - sala 911

Fone: 47 20337020