Excesso de Cera nos Ouvidos

July 29, 2017

 

- Doutora, meu ouvido tapou!

 

Queixa muito comum no consultório do otorrino – existem várias causas para redução súbita da audição. Dentre as mais comuns estão o Cerume e a Otite Secretora após resfriados/sinusites/rinite.

Além dessas – existe uma patologia chamada Surdez Súbita – que é a perda ou redução súbita da audição que merece diagnóstico e tratamento médico imediato – sendo portanto – uma urgência otorrinolaringológica.

 

Com relação à produção de cera nos ouvidos – o que é absolutamente normal e varia de indivíduo para indivíduo – listo algumas orientações básicas:

 

- Evitar uso de cotonete ou colocar outra coisa dentro do seu ouvido na tentativa de remover o cerume pois geralmente empurra a cera em direção ao tímpano e pode piorar os sintomas.

 

- O ouvido é auto limpante. A cera que é eliminada do conduto pode ser removida apenas com uso de toalha - após sair do banho. Lembre-se - limpe externamente seus ouvidos após sair do banho com uma toalha macia. 

 

- A permanência de um pouco de cerume nos ouvidos repele a água e reduz o risco de infecções nos ouvidos. Por isso – notamos que pacientes com ouvidos excessivamente limpos tem mais chance de otites ou coceira nos ouvidos.

 

- Quando a pessoa tem a tendência a formar cerume em excesso - nada do que ela fizer em casa ou usar de medicação no ouvido vai fazer com que a cera saia. Pelo contrário - receitas caseiras e tentativas frustradas de limpar ouvido com cotonete tendem a entupir ainda mais os ouvidos. 

 

- Dependendo de cada caso, indicamos limpeza otológica com especialista a cada 6 meses ou 1 vez por ano. 

 

- Jamais realize limpeza otológica em farmácias ou com médicos não especialistas. Pois o otorrinolaringologista tem todo o aparato necessário para adequada visualização e limpeza do cerume. O uso de técnicas alternativas como cone chinês e limpezas domésticas com água podem causar ruptura do tímpano e perda auditiva. Atendemos muitos casos no consultório de cerume impactado nos ouvidos devido a tentativas frustradas de remoção.

 

- Com relação às técnicas de remoção da cera no consultório – geralmente podemos realizar limpeza com aspiração otológica, lavagem otológica ou remoção com cureta. A escolha da técnica dependerá principalmente da consistência da cera.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Posts Recentes

July 26, 2017

July 14, 2017

June 9, 2017

June 6, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Endereço: Av. Osvaldo Reis 3281

Riviera Business & Mall - sala 911

Fone: 47 20337020